domingo, 2 de novembro de 2008

Funções do Administrador


Administração consiste em gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional. No entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.

Como é função do administrador que a produtividade e os lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos para a empresa. Para que tudo seja funcional, o administrador também faz um estudo do aproveitamento da mão-de-obra , atuando, inclusive, na admissão e contratação dos funcionários, estabelece as relações da empresa com contratados, tudo garantir que o conjunto de fatores seja responsável pelo sucesso da empresa.

Para o desenvolvimento de todas estas funções, é necessário que o profissional que vá trabalhar como administrador desenvolva habilidades de liderança, e que treine as formas mais claras de transmissão de idéias às outras pessoas.

Para a melhor entendimento do que comporia essa função, ela foi dividida no que hoje denomina-se processo administrativo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

1- Prever – definido como o ato de visualizar o futuro e traçar programas de ação, hoje é denominado planejamento.

2- Organizar- definido como o ato de compor a estrutura funcional da empresa, hoje é denominado do mesmo modo.

3- Comandar- definido como o ato de orientar e dirigir o pessoal, hoje é denominado direção.

4- Coordenar- ato de ligar, unir, harmonizar todos os esforços da empresa em torno de seu objetivo, é hoje denominado execução.

5- Controlar- definido como o ato de verificar se as ações estão ocorrendo dentro das normas estabelecidas, é hoje denominado igualmente.

Portanto seja um Adminstrador do Futuro:

O foco atual do administrador é a inovação, considerando ser a mudança constante a principal marca do mundo globalizado. Gerir uma empresa hoje é mais do que tomar decisões com base em dados confiáveis e experiência. O executivo precisa, antes de tudo, assumir a posição do líder, ter o compromisso com a empresa e principalmente consigo mesmo, pois fraquejar pode ser um caminho não só para a demissão, como para o fracasso de uma empresa. Dentre as principais características do profissional contemporâneo, estão a adaptação, flexibilidade, criatividade, motivação e determinação. Se as mudanças atuais significam pressão, dificuldades e competição, também propiciam novas oportunidades.


O ciclo formativo do administrador, que passa por uma faculdade, estágio, trabalhos iniciais e afirmação no mercado, está assentado no conhecimento (teórico e empírico) e na busca de formas consagradas para evitar o despreparo e a inexperiência do aspirante à carreira. Mas, ensinar também significa reproduzir e até mesmo induzir a repetição de comportamentos, ações e sucessos. E isto pode engessar o profissional, que precisa de seu conhecimento e de sua experiência para romper e mudar, buscar sempre estar pronto a refazer suas idéias se isso for preciso.O novo profissional precisa ser mutável. Ficar estagnado é sinônimo de fracasso, pois, na era da competitividade, outros tantos estarão melhor preparados porque buscam aprender cada vez mais, evoluindo.

É porque transformar suas deficiências e falhas em instrumentos e formas organizativas capazes de superar as demais. Assim, deveria pensar o administrador que os seus concorrentes têm as mesmas deficiências e a mesma capacidade de inovar. Quebrar paradigmas não é tentar mudar aleatoriamente e sim, por meio do velho conhecimento, arriscar já sabendo de suas causas, efeitos e conseqüências.
Na nova era do conhecimento, o trabalho intelectual é o principal instrumento de desenvolvimento e gestão. Porém, para sua aquisição é necessário que o profissional tenha a vontade de se adaptar, de ter uma visão empreendedora. Este processo é muito semelhante à Teoria da Evolução de Charles Darwin, segundo a qual só o mais apto sobrevive, embora, necessariamente, não seja o mais forte ou mais rápido. Prevalece aquele que já está pronto quando as mudanças chegarem.

4 comentários:

Judson Gurgel disse...

Olá meninas!

Parabéns pelo trabalho, continuem postando!

Guardião_NSM disse...

Interessante.

Lilian Cynthia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilian Cynthia disse...

Meninas, vcs esqueceram da referência aos verdadeiros autores do texto. Quando a referência não é citada, trata-se de plágio.Nesse site fizeram a referência:

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=1136


Matéria na íntegra:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-papel-do-administrador-na-gestao-publica/13568/